BORBOLETAS

18 junho 2014

PROJETO COPA 2014


COPA DO MUDO 2014: UM MEGAEVENTO NO BRASIL

                Inúmeras preocupações e graves desafios sociais têm vindo à tona, à medida que o país se aproximava da realização da “Copa do Mundo FIFA 2014. As manifestações ocorridas em toudo o país no ano passado, quando da realização da “Copa das Confederações”, evento teste e preparatório para a “Copa do Mundo 2014”, ainda se fazem bastante presentes na memória da população brasileira, bem como na mídia internacional, haja vista terem sido acentuadamente divulgadas mundo afora. Outrossim, o fato de o ano de 2014 ser de grande importância para o Brasil, visto ser este um ano de eleições presidenciais, torna a conjuntura ainda mais delicada, o que pode ser mais um fator de preocupação para sociedade brasileira, tendo em vista o descontentamento cada vez mais acentuado de grande parte da população com os problemas sociais existentes e o descaso da classe política para com estes.(...)

                Por outro lado, é sabido que o império do futebol não conhece limites nem fronteiras e, fruto da expansão capitalista inglesa, este se difundiu de forma a contemplar a totalidade do mundo em que vivemos, sendo, por isso, o esporte mais praticado em todo o planeta. Consequentemente, o futebol se torna um excelente produto, de plena aceitação no mercado e capaz de movimentar um montante de capital sem precedentes. Não pairam dúvidas quanto à indústria do futebol ser uma das mais ricas, empregando, de forma direta e indireta, milhares de pessoas, em um mercado de trabalho cada vez mais diversificado e competitivo. Desta forma, transnacionais como Nike, Adidas e outras empresas que atuam no segmento esportivo auferem ganhos extraordinários na economia mundial e, muitas vezes, chegam a influenciar a política interna dos países nas quais atuam, contando com a anuência das próprias leis nacionais. E não nos esqueçamos do grande aliado do futebol nessa dinâmica: a televisão, que com a difusão das competições futebolísticas contribuiu, decisivamente, para o aumento da rentabilidade do produto futebol.(...)

                Nesse contexto, é essencial analisar os possíveis impactos gerados no Brasil por sediar o megaevento, levando-se em consideração que a economia do país apresenta uma grande demanda por investimentos, os quais podem ser fruto de capitais provenientes da indústria futebolística e de outros setores que se desenvolvem por conta da “Copa do Mundo de 2014”, ocasião em que – não apenas durante o período do megaevento mas também desde todos os preparativos para a realização do mesmo – as luzes e holofotes internacionais encontram-se voltados para o país, fato que pode ser positivo ou negativo para o Brasil como um todo.(...)

                (...)FONTE: www.jornal.ceiri.com.br/copa-do-mundo-2014-os-pros-e-os-contras-de-sediar-o-megaevento

                DIANTE DESSE CONTEXTO QUE DESENVOLVI COM AJUDA DE COLEGAS PROFESSORES E DIREÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL PADRE BENEVENUTO O “PROJETO COPA DO MUNDO 2014”.

                COM ALUNOS DO 3º ANO FOI PROPOSTO UM JÚRI SIMULADO COM O TEMA “BRASIL: SEDE DA COPA DO MUNDO 2014” E COM ALUNOS DO 8º, 9º,1º E 2º ANOS FOI PROPOSTO UMA GINCANA “PASSA OU REPASSA DA COPA 2014”.

                O PROJETO FOI UM SUCESSO. ALUNOS DO 3º ANO DESENVOLVERAM O SENSO CRÍTICO DIANTE DOS ARGUMENTOS DE DEFESA E ACUSAÇÃO DO EVENTO DA COPA NO BRASIL E ALUNOS DO 8º, 9º, 1º E 2º ANOS  PESQUISARAM E AMPLIARAM SEUS CONHECIMENTOS SOBRE OS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA E DOS ESTADOS BRASILEIROS SEDE DAS PARTIDAS DOS JOGOS.

                PARABÉNS PARA TODOS NÓS...