História da
Sociologia: Pressupostos,
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Na história
das sociedades humanas sempre ocorreram explicações para o que acontecia no mundo, mas
não uma ciência
específica para
isso . Isso
só vai acontecer
no século XIX. Para se compreender isso
é necessário que
se conheçam os antecedentes que permitiram que
só no século
XIX emergiu a sociologia como uma ciência
da sociedade .
Pensar
do ponto de vista
das ciências sociais
ou pensar
sociologicamente é pensar historicamente a sociedade em que vivemos, o que
significa não pensar
estaticamente.
O que procuramos enfatizar é que para se entender
as ideias de um autor e de uma determinada época é fundamental contextualizar
historicamente para que
sejam compreendidas como parte de um período . Pode-se dizer que os indivíduos
e grupos pensam a sociedade
em que
vivem através de categorias
do pensamento que
emergem das tradições , do universo religioso ,
das raízes filosóficas e do conhecimento
científico existente até então .
AS TRANSFORMAÇÕES
NO OCIDENTE E AS NOVAS FORMAS DE PENSAR A SOCIEDADE.
A Sociologia , no contexto
do conhecimento científico ,
surge como um
corpo de idéias
que se preocupou, e ainda
se preocupa, com o processo
de constituição , consolidação
e desenvolvimento da sociedade
moderna . Ela
é fruto da Revolução
Industrial e, nesse sentido ,
é denominada “ciência da crise ”, porque
procurou dar respostas
às questões sociais
colocadas por esta revolução
que , num primeiro
momento , alterou toda
a sociedade europeia e, depois ,
o mundo todo .
A Sociologia como
“ciência da sociedade ”
não surgiu de repente ,
ou da reflexão
de algum autor
iluminado; ela é fruto
de todo um
conhecimento sobre
a natureza e a sociedade ,
que se desenvolveu a partir
do século XV, quando
ocorreram transformações significativas que
tiveram como resultado
a desagregação da sociedade
feudal e a constituição da sociedade capitalista .
Essas transformações — a expansão marítima , as reformas protestantes ,
a formação dos Estados
nacionais , as grandes
navegações e o comércio
ultramarino, bem como
o desenvolvimento científico
e tecnológico — estão todas vinculadas entre si e não podem ser entendidas de
forma isolada e serão
o pano de fundo
que permitirá entender
melhor um
movimento intelectual
de grande envergadura
que alterará profundamente
as formas de explicar
a natureza e a sociedade
daí para frente .
A
expansão marítima ,
ou as grandes
navegações , tem um
papel importante
nesse processo , pois , com a circunavegação da
África, o descobrimento da rota para as Índias e para a América,
foi consideravelmente ampliada a concepção
de mundo dos povos
europeus . A definição
de um mundo
territorialmente muito
mais amplo ,
com novos
povos , novas
culturas , novos
modos de explicar
as coisas , vai exigir
a reformulação do modo de ver
e de pensar dos europeus .
Ao
mesmo tempo
em que
se conheciam novos povos
e novas culturas ,
instalavam-se colônias na África Negra , na Ásia e na América, ocorrendo com isso a expansão do comércio
de novas mercadorias
(sedas , especiarias ,
produtos tropicais
como açúcar ,
milho , tabaco
e café ) entre
as metrópoles e as colônias ,
bem como entre os países
europeus . Nascia então
a possibilidade de um mercado muito mais amplo e com características
mundiais.
A
exploração de metais
preciosos , principalmente
na América e o tráfico de escravos para suprir a mão-de-obra
nas colônias , deram grande
impulso ao comércio ,
que não
mais ficou restrito aos mercadores das cidades-repúblicas (Veneza, Florença ou Flandres ),
passando também para
as mãos de grandes
comerciantes e de soberanos
dos grandes Estados
nacionais em
formação na Europa.
As
mudanças que se operavam nas formas de se produzir a riqueza só poderiam funcionar se ocorressem modificações na estruturação
política. Assim, pouco a pouco vai se
desenvolvendo uma estruturação estatal que tinha por base a centralização
da justiça , com
um novo sistema jurídico
baseado no Direito
Romano. Houve também a centralização da força armada ,
com a formação
de um exército
permanente , e a centralização administrativa ,
com um
aparato burocrático
ordenado hierarquicamente, com
um sistema
de cobrança de imposto que permitiu uma arrecadação constante
para manter todo esse aparato jurídico-burocrático-militar sob um único comando .
Nascia, dessa forma , o Estado
moderno , que
veio favorecer
a expansão das atividades
vinculadas ao desenvolvimento da produção têxtil , à
mineração e à siderurgia , bem
como ao comércio
interno e externo .
No
século XVI, desenvolveu-se um outro movimento , o da Reforma Protestante. Ao entrar
em conflito
com a autoridade
papal e a estrutura
da Igreja, este movimento criou uma tendência
que valorizava o indivíduo ao permitir a
livre leitura das Escrituras Sagradas e,
dessa forma , o confronto com o monopólio
do clero na interpretação
baseada na fé
e nos dogmas .
Passou-se então , em
vários lugares
do mundo ocidental ,
não só
a interpretar as Escrituras
Sagradas como também
se relacionar com
Deus individualmente ,
sem a intermediação dos ministros da Igreja .
Se
há uma nova maneira
de se relacionar com as coisas
sagradas, há também um
outro movimento
no sentido de se analisar
o universo de outra
forma . A razão passa
a ser soberana
e é colocada como elemento
essencial para
se conhecer o mundo ;
isto é, os homens
devem ser livres
para julgar , avaliar , pensar e emitir
opiniões sem
se submeter a nenhuma autoridade
transcendente ou
divina , que
tinha na Igreja
a sua maior
defensora e guardiã.
Do
século XV ao XVII o conhecimento racional
do universo e da vida em sociedade começa a ser uma regra seguida por alguns pensadores ;
é uma mudança lenta ,
sempre enfrentando embates
contra o dogmatismo
e a autoridade da Igreja ,
a exemplo do Concílio
de Trento e dos processos da Inquisição , que
procuraram impedir toda
e qualquer manifestação
que pudesse pôr
em dúvida
a autoridade eclesiástica ,
seja no campo da fé ,
seja no das explicações que se propunham para a sociedade e a natureza .
2-Cite fatos históricos que
contribuíram para dar suporte aos movimentos de cidadãos de senso crítico
dispostos a questionar as explicações
dadas para fenômenos da natureza
e para as questões sociais:
4- Diversos autores intelectuais
buscaram, a partir do século XV, interpretar o “Universo”, a “Natureza” e a
“Vida da Sociedade” a partir do conhecimento racional. Entre eles: Nicolau
Maquiavel(1564-1642), Nicolau Copérnico (1473-1543); Galileu Galilei (1564-1642), Thomas
Hobbes (1588-1679), Francis Bacon(1561-1626), René Descartes (1596-1650); John
Locke(1632-1704) e Isaac Newton (1642-1727).
Vocês alunos devem pesquisar sobre o
conhecimento adquirido por cada um dos intelectuais acima, partindo do seguinte
critério:
ALUNOS QUE TENHAM A LETRA INICIAL DO
PRIMEIRO NOME :
Ø Com
as letras A e B pesquisar sobre Nicolau
Maquiavel:
Ø Com
as letras C e E pesquisar sobre Nicolau Copérnico:Ø Com as letras F e G pesquisar sobre Galileu Galilei:
Ø Com
as letras H e I pesquisar sobre Thomas
Hobbes:
ØCom as letras J, K e L pesquisar sobre Francis Bacon:
ØCom as letras J, K e L pesquisar sobre Francis Bacon:
Ø Com
as letras M e N pesquisar sobre René
Descartes:
Ø Com
as letras O, P e Q pesquisar sobre John
Locke:Ø Com as letras R, S e , T, U, V, X , Z e Y pesquisar sobre Isaac Newton:
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