BORBOLETAS

03 outubro 2014

PROJETO "CIDADANIA E DEMOCRACIA"



PROJETO: “CIDADANIA E DEMOCRACIA
 


ELEIÇÕES 2014
O Brasil vivencia mais uma oportunidade onde todos os seus cidadãos acima de 16 anos tem o direito e o dever, para os maiores de 18 anos, de escolher os representantes políticos para o Poder Executivo Federal e Estadual e os representantes para o Poder Legislativo Federal e Estadual.
Nas atuais eleições brasileiras, há quase 25 mil candidatos, se considerarmos todos os cargos em disputa: presidente e vice-presidente, governador e vice-governador, senador e suplente, deputado federal e deputado estadual. Desse total, 17.785 concorrerão para a câmara dos deputados e 7.018, para os legislativos estaduais. Nos últimos anos, tem crescido muito o número de candidatos. Os eleitores são 142,8 milhões.
A nossa Constituição determina: "Todo poder emana do povo e em seu nome deverá ser exercido"
O voto é o instrumento que dá ao cidadão esse poder, escolher os cidadãos da nossa confiança para exercer o Poder Político para administrar o Estado em nosso nome.
            Através da manifestação democrática e sigilosa nas urnas o eleitor tem a oportunidade para reprovar o administrador público corrupto e aprovar aqueles que se conduzem com ética e responsabilidade no exercício dos seus mandatos conferidos pelo povo.
O TSE faz diversas propagandas onde o eleitor aparece como o patrão e os candidatos seus funcionários públicos a serem escolhidos;
O problema tem sido que o eleitor, não anda fazendo o papel de verdadeiro patrão, pois não se dá conta do que andou fazendo o seu funcionário; não se interessa em saber se ele cumpriu o que prometeu, realizou seu trabalho de maneira honesta e lutou pelos direitos que se comprometeu no momento em que desejava ser o escolhido.
Tenho a firme esperança de que chegará o dia em que na sua grande maioria a sociedade brasileira tenha esse entendimento, não venda sua consciência, transformando o processo eleitoral no evento maior da democracia, elegendo livremente pessoas que possam verdadeiramente ser líderes comprometidos com o dever de conduzir um Estado que tenha o compromisso de fazer uma política que busque uma verdadeira qualidade de vida para toda a sociedade.

AOS ALUNOS DO 3º A QUE SE EMPENHARAM EM MOSTRAR UM TRABALHO BONITO, PARABÉNS!   VOCÊS BRILHARAM! 



AGORA, ACOMPANHE O RESULTADO DA SIMULAÇÃO DO  PROCESSO ELEITORAL DAS ELEIÇÕES 2014 - PROJETO "CIDADANIA E DEMOCRACIA"

RESULTADO DAS ELEIÇÕES NO PROJETO “CIDADANIA E DEMOCRACIA”

ALUNOS CANDIDATOS
Nº DE VOTOS
1
Airiny Karen de Aquino Resende
3
2
Alexsandra Carla Aparecida Alves
1
3
Ana Bárbara de Freitas Carneiro
6
4
Analícia de Sousa Silva
39
5
Bruno Henrique Santos Baião
13
6
Carlos Henrique de Paula Viana
1
7
Cristiene Aparecida Militão Barbosa
0
8
Daniela Cristiane Lana Ferreira
0
9
DANNY KELLY DE OLIVEIRA SILVA  (Dilma Rousseff)
25
10
Dayane dos Anjos Inácio
3
11
Denise Leonel Martins
1
12
Edézio Coelho dos Reis
1
13
Erlânia da Silva Monteiro
2
14
Eudes Eduardo Ribeiro caetano
0
15
Isabelle Silva de Assis Damasceno
10
16
Jeon Vagner Gomes Diogo
6
17
Jéssica Carolina dos Santos Caetano
5
18
Joice da Costa Silveira
5
19
José Eduardo Amorim da Gama
1
20
José Vitor Gomes Miquilino
1
21
Joyce Batista da Silva
1
22
Juliana Santiago Firmino
1
23
Júnia Santiago Firmino
2
24
Keila Guimarães Niquini Teixeira
4
25
Lavínia Rachel Bitencourt Teixeira
1
26
Leandro Santana Lima Ribeiro
1
27
Liliani Cristina Felisberto da Silva
1
28
LUCAS GABRIEL DA SILVA CRISÓSTOMO (Pastor Everaldo)
30
29
Luiz Gustavo Mól da Rocha
1
30
Luiza Sampaio Barros
0
31
Mateus Silva de Magalhães
1
32
MAURA LÚCIA DE PAIVA SILVA (Marina Silva)
49
33
Michele Galvão de Deus Moura
21
34
Mônica Palhares da Silva
1
35
Reginaldo Henrique Duarte
1
36
Serena Maria de Sousa
5
37
Sibeli Aparecida Paiva de Moura
0
38
Solange de Paula Oliveira
0
39
Victor Maikon Martins
1
40
Yandertton Domicio Ferreira da Silva
5
41
FILIPE ROMASKEIVES DE O. GOMES (Aécio Neves)
42
 

3 comentários:

  1. grupo de geografia do 1°c:Daniele, Jose, Larissa, Marcio, Sthella.
    RELATORIO DO JORNAL DO DIA 17/11/2014

    17/11/2014 23h03 - Atualizado em 17/11/2014 23h03
    Relatório do TCU aponta quadro crítico da saúde pública no DF
    Segundo tribunal, ficou mais difícil agendar consulta nos últimos anos.
    Governador eleito afirma que problema não é verba, mas gestão ineficiente.
    O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou nesta segunda-feira (17) ao governador eleito do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, um relatório em que apontam a saúde pública como um dos pontos mais críticos da capital federal.
    Segundo o documento, 53,5% dos pacientes não conseguiram consultas com médicos e dentistas em agosto de 2010. Em novembro de 2007, o número era bem menor: 34%. No levantamento mais recente, 81% das especialidades registravam filas de espera superiores a três meses, e 31% superiores a um ano.
    Alguns números impressionam. Em Santa Maria, a espera por uma consulta odontológica chega a quatro anos. Em todo o DF, a marcação com um angiologista (especialista em circulação e vasos sanguíneos) demora quase cinco anos, segundo os auditores do TCU.

    saiba mais
    Após faltas em plantão, DF investiga atestados entregues por médicos
    Médicos faltam a plantão no DF para cobrar horas extras, diz sindicato
    DF gasta R$ 2,90 por dia em saúde com cada habitante, diz estudo
    DF tem menor cobertura populacional em Saúde da Família, diz estudo
    O documento também aponta falta de controle do estoque e da distribuição de remédios, além do baixo número de leitos. Em 2013, o déficit era de 2.603 leitos gerais e 54 vagas de UTI. A Secretaria de Saúde afirmou à TV Globo que o número atual de leitos é superior ao registrado no estudo do tribunal.
    Em entrevista nesta segunda, Rollemberg disse que o principal problema da saúde na capital não é falta de dinheiro, mas falta de qualidade na gestão. Segundo ele, 80% dos problemas poderiam ser resolvidos diminuindo a pressão sobre as emergências hospitalares.
    "O DF é a unidade da Federação com a menor cobertura de Saúde da Família, segundo dados do Ministério da Saúde. Apenas 30% da população está sendo atendida [pelo programa]", disse o governador eleito..
    Estudo geral
    O estudo divulgado nesta segunda (17) pelo TCU traça um diagnóstico dos estados e do Distrito Federal para auxiliar os governadores que tomam posse em janeiro de 2015.
    O presidente do tribunal, ministro Augusto Nardes, se diz alarmado com a saúde e com a insegurança da capital federal. "O número de mortos no entorno de Brasília está entre os mais altos do país. Isso me assustou muito, porque não podemos deixar acontecer o que aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo", afirma.
    Ainda de acordo com Nardes, a resolução dos gargalos na saúde do Distrito Federal passa por uma aliança com o governo de Goiás, similar à que foi feita na segurança pública.
    "Um dos gargalos é o atendimento ambulatorial na região do Entorno. Portanto, tem que haver um trabalho em conjunto com os dois governadores [do DF e de GO]. Já fizemos sobre segurança, e agora vamos apresentar sobre saúde num contexto nacional", diz.exto nacional", diz.

    ResponderExcluir
  2. Daniele, José, Larissa, Márcio, Stella

    As notícias deste dia só foram sobre a Saúde do Distrito Federal? Relatem as outras notícias divulgadas no Telejornal.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o nome do telejornal deveria ter sido divulgado. Seria bom se vocês colocassem a sua opinião sobre a notícia postada, e, como disse Mª Isabel, relatassem, outros assuntos que com certeza foram divulgados.

    ResponderExcluir