BORBOLETAS

24 abril 2014

VALORES DA SOCIEDADE CAPITALISTA (2º ANO)

VALORES DA SOCIEDADE CAPITALISTA
            Os valores de uma sociedade são ideologias seguidas pelos indivíduos dessa sociedade,em sua maioria.Sem dúvidas analisar os valores é fundamental para a explicação de uma sociedade.Não é diferente no mundo atual.Muitos fenômenos podem ser explicados ao se analisar os valores de nossa sociedade.

                Dentro da sociedade capitalista, sempre estamos sendo influenciados a adquirir bens, como se consumir fosse preencher um vazio dentro de nós e nos faria alcançar a verdadeira felicidade. Isso ocorre por causa de um valor capitalista presente em nossa consciência: o consumismo. Esse valor nos manipula de uma forma a nos fazer achar que a base da felicidade está na quantidade de coisas que temos, deixando uma eterna necessidade de consumo na mente dos indivíduos,como se só fossem ser felizes quando comprassem todos os novos produtos lançados no mercado.Já que nem sempre podemos comprar o que queremos,ficamos com um vazio dentro de nós,uma eterna sensação de frustração,como se sempre faltasse algo. Logo, o consumo que deveria ser a base da felicidade(segundo o consumismo) acaba contribuindo para a tristeza.

                Outro valor extremamente presente em nossa sociedade é o individualismo. Estamos sempre ouvindo frases como "estude para vencer na vida",nos dizendo que nosso sucesso depende apenas de nós mesmos, como se houvesse oportunidades para todas as pessoas, sem importar a condição social ou financeira. Infelizmente não há oportunidade para todos (no mercado de trabalho o capitalismo sempre tem uma oferta de trabalhadores maior que a demanda,pois hoje temos uma população muito grande e uma mecanização do trabalho muito avançada) e os que não conseguem um bom emprego ou até mesmo não conseguem um emprego são vistos como fracassados. O individualismo sempre leva a uma definição dos indivíduos como "fracassados" ou "bem-sucedidos" (sendo que os fracassados são sempre o maior número) levando a uma intensa estratificação social, não só pela condição econômica, mas também pela visão que as pessoas (influenciadas pelos individualismo) terão de um indivíduo, como superior ou inferior, de acordo com a quantidade de bens que ele tem.

                E essa valorização do indivíduo de acordo da quantidade bens que o mesmo tem ocorre por causa de outro valor importante dentro da sociedade capitalista: o materialismo. Já ouviram aquela frase "você é o que você tem"? É exatamente o que ocorre dentro da sociedade capitalista. A coisa deixa existir em função do homem para o homem viver em função da coisa. Como diria Marx "A valorização do mundo das coisas aumenta em proporção direta com a desvalorização do mundo dos homens". O materialismo exacerbado de nossa sociedade desvaloriza de tal modo o indivíduo, que hoje 1 bilhão de pessoas morrem de fome por ano, 100 milhões de pessoas moram nas ruas no mundo, enquanto 1% da população mundial concentra 40% das riquezas concentradas em suas mãos. E com o que nós nos preocupamos? Com o próximo carro que vamos comprar.

                Os valores criados pelo capitalismo estimulam os indivíduos a sustentar os fenomênos de pobreza e desigualdade exacerbadas criadas por esse sistema. Da mesma forma que os valores capitalistas sustentam esse sistema, uma mudança drástica nesses valores poderia derrubá-lo.Logo,cabe a nós revolucionários revolucionar nossos valores antes de nosso sistema.
FONTE: protestologopenso.blogspot.com


OBSERVE E ANALISE A CHARGE AO LADO E A CHARGE DO LIVRO DE PSOCIOLOGIA -PÁGINA 94 - E ESCREVA UM PEQUENO TEXTO RELACIONANDO-AS :

  Ø  IDEIAS E PALAVRAS-CHAVES:

 ü DIVISÃO DAS SOCIEDADES CAPITALISTAS

  ü SE TODOS SOMOS HUMANOS, POR QUE, ÀS VEZES,  A SOCIEDADE DIFERENCIA TANTO O TRATAMENTO DADO ÀS PESSOAS NA SOCIEDADE?

8 comentários:

  1. Roberthy dos Santos Ravaiani 2 ° A25 de abril de 2014 às 16:36

    Atualmente o contexto capitalismo no qual estamos inseridos, nos apresentam muitas vantagens, no entanto, nota-se também no cenário internacional problemas políticos e econômicos derivados da ambição capitalista.
    Ao longo dos séculos o homem através de estudos e pesquisas conseguiu inúmeros benefícios, não podemos esquecer que esse sistema econômico que hoje prevalece no mundo também nos traz a cada dia novas tecnologias na mais diferentes áreas, vejamos as descobertas de informática e saúde que em muito facilitam e salvam vidas, comparando-se a antiguidade hoje fazemos parte de um universo de utopias, coisas que no passado seriam lendas, com naturalidade ja se realizam.De fato, deve-se ressaltar que agregado a esse desenvolvimento há incessante busca do homem pela hegemonia mundial, a ambição, transgredindo princípios do bom e velho convívio social.

    ResponderExcluir
  2. A sociedade humana é um conjunto de pessoas ligadas pela necessidade de se ajudarem umas às outras, a fim de que possam garantir a continuidade da vida e satisfazer seus interesses e desejos.
    Sem a vida em sociedade, as pessoas não conseguiriam sobreviver, pois o ser humano, durante muito tempo, necessita de outros para conseguir alimentação e abrigo. E no mundo moderno, com a grande maioria das pessoas morando nas cidades, com hábitos que tornam necessários muitos bens produzidos pela indústria, não há quem não necessite de outros muitas vezes por dia.Mas as necessidades dos seres humanos não são apenas de ordem material, como os alimentos, roupa, moradia, meios de transporte e os cuidados de saúde. Elas são também de ordem espiritual e psicológica. Toda pessoa humana necessita de afeto, precisa amar e sentir-se amada, quer sempre que alguém lhe dê atenção e que todos a respeitem. CRISTIANE BORGES

    ResponderExcluir
  3. Tamiris Gonçalves Barbosa 2ºA29 de abril de 2014 às 23:39

    Atualmente o contexto capitalismo no qual estamos inseridos, nos apresentam muitas vantagens, no entanto, nota-se também no cenário internacional problemas políticos e econômicos derivados da ambição capitalista.Ao longo dos séculos o homem através de estudos e pesquisas conseguiu inúmeros benefícios, não podemos esquecer que esse sistema econômico que hoje prevalece no mundo também nos traz a cada dia novas tecnologias na mais diferentes áreas, vejamos as descobertas de informática e saúde que em muito facilitam e salvam vidas, comparando-se a antiguidade hoje fazemos parte de um universo de utopias, coisas que no passado seriam lendas, com naturalidade ja se realizam.De fato, deve-se ressaltar que agregado a esse desenvolvimento há incessante busca do homem pela hegemonia mundial, a ambição, transgredindo princípios do bom e velho convívio social.Constantemente o ser é trocado pelo ter, reina o espírito individualista, o ser humano acaba tendo seu valor determinado em cifras, de acordo com o que possui é que se tem seu reconhecimento perante a sua comunidade. A dignidade da pessoa humana está sendo ferida. É preocupante que aprendizados éticos e morais, formadores de caráter não consigam transpor e ou mesmo acompanhar a velocidade dessa evolução trazida pelo dinheiro, o mundo contemporâneo vislumbra aos olhos do ser humano deixando-o cego perante o que deve ser certo e errado. Essa não é uma crítica ao sistema econômico capitalista, sim ao homem que se deixa iludir pelas maravilhas e poder proporcionados pelos tempos modernos deixando de observar que uma vida regada de valores e princípios ainda são essenciais para um mundo harmônico.

    ResponderExcluir
  4. Sem a vida em sociedade, as pessoas não conseguiriam sobreviver, pois o ser humano, durante muito tempo, necessita de outros para conseguir alimentação e abrigo. E no mundo moderno, com a grande maioria das pessoas morando nas cidades, com hábitos que tornam necessários muitos bens produzidos pela indústria, não há quem não necessite de outros muitas vezes por dia.

    Mas as necessidades dos seres humanos não são apenas de ordem material, como os alimentos, roupa, moradia, meios de transporte e os cuidados de saúde. Elas são também de ordem espiritual e psicológica. Toda pessoa humana necessita de afeto, precisa amar e sentir-se amada, quer sempre que alguém lhe dê atenção e que todos a respeitem. Além disso, todo ser humano tem suas crenças, tem sua fé em alguma coisa, que é a base de suas esperanças.

    Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade apenas porque escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana. Assim, por exemplo, se dependesse apenas de vontade, seria possível uma pessoa muito rica isolar-se em algum lugar, onde tivesse armazenado grande quantidade de alimentos. Mas essa pessoa estaria, em pouco tempo, sentindo falta de companhia, sofrendo a tristeza da solidão, precisando de alguém com quem falar e trocar idéias, necessitadas de dar e receber afeto. E muito provavelmente ficaria louca se continuasse sozinha por muito tempo. Grazzielly de Deus 2b

    ResponderExcluir
  5. Mas não é só por nascer na pobreza que muitas pessoas são tratadas como inferiores às outras. É negado o direito à igualdade em todos os casos de discriminação social e de preconceito de raça, de cor e de sexo. Quando alguém é impedido, direta ou disfarçadamente, de se hospedar num hotel, de permanecer num restaurante ou de freqüentar um clube por causa de sua cor ou de sua raça, está sendo negado o direito à igualdade. O mesmo se dá quando, antes mesmo de conhecer uma pessoa, de verificar seus costumes e comprovar sua capacidade, outras pessoas julgam que ela será mal-educada, ignorante ou incompetente, baseando-se apenas na raça, na cor e no sexo da pessoa discriminada.

    Assim, pois, todas as vezes em que uma pessoa é vítima de preconceitos, ocorre a negação do direito à igualdade. É por isso que a Organização das Nações Unidas condena os preconceitos, e em muitos países existem leis proibindo que as pessoas sejam tratadas como inferiores por motivo de raça, de cor ou de sexo. Essas leis procuram garantir para todas as pessoas de que todos nascem iguais e são naturalmente iguais.

    Mas a experiência tem demonstrado que adianta muito pouco a lei dizer que todos são iguais e proibir que umas pessoas sejam tratadas como inferiores às outras se não for garantida a igualdade de oportunidades para todos desde o nascimento. Com efeito, quando uns nascem ricos e outros pobres, as oportunidades são muito diferentes e por isso as pessoas se tornam socialmente diferentes, desprezando-se a igualdade natural. Denis 2B

    ResponderExcluir